Pular para o conteúdo principal

Como evitar músculos doloridos após o exercício naturalmente

Realmente não há maneira de contornar isso, se você quer ser saudável, precisa se exercitar regularmente. E, se você se exercitar como deveria, pode ter certeza de que haverá momentos em que você exagerará um pouco e seus músculos ficarão doloridos depois de malhar. 

Quando isso acontece, você quer alívio e quer saber como aliviar os músculos doloridos após o exercício. Na verdade, nem toda dor muscular vem do exercício propriamente dito. 

Muitas pessoas exercitam seus músculos ao se alongar antes de participar de atividades físicas. A maneira antiga de fazer isso era esticar os músculos o máximo possível, com a idéia de que você os aqueceria e permitiria que eles fizessem toda a sua amplitude de movimento ao se exercitar. 

Mas essa não é mais a melhor maneira de evitar lesões. Ao esticar, é possível romper as fibras que compõem seus músculos, e essas rupturas podem demorar um pouco para cicatrizar. 

Como evitar músculos doloridos após o exercício naturalmente

Como evitar músculos doloridos após o exercício naturalmente
Desnecessário dizer que isso pode limitar ainda mais o que você poderá fazer e a intensidade com que poderá fazê-lo. Isso não é bom porque retarda seus esforços para ficar mais saudável. Se você exercitar demais os músculos, talvez não consiga se exercitar, e isso pode ter um impacto negativo em sua motivação. 

Mas qual é a melhor maneira de se aquecer antes do exercício, para que você não fique com os músculos doloridos após o exercício? Essa é uma ótima pergunta. O método preferido atualmente para o alongamento pré-treino é fazer uma curta caminhada ou usar uma esteira por 5 a 10 minutos. 

Isso faz sentido, porque os humanos são projetados para andar. É uma atividade natural que ajuda a aquecer os músculos, com o menor risco de exercê-los em excesso antes de se exercitar. Então, e se você fizer todas essas coisas, mas ainda estiver com os musculos doloridos após o exercício? 

Existem algumas coisas que você pode tentar. Algumas pessoas gostam de usar cremes musculares vendidos sem receita. Estes são aplicados à pele e podem ser bastante eficazes para fazer com que pequenas dores musculares desapareçam. Você também pode achar que tomar analgésicos, como o acetaminofeno, fará o truque. 

Outra coisa que funciona para muitas pessoas é aplicar calor ao músculo. Isso pode ser feito usando uma almofada de aquecimento ou envoltórios de calor. O outro método principal usado pelas pessoas para aliviar os músculos doloridos após o exercício é a massagem. 

Simplesmente esfregar a área dolorida pode ser suficiente para fazer você se sentir melhor. Se você ainda sentir dor depois de tentar todas essas coisas, converse com seu médico, pois pode ser mais do que uma simples tensão muscular. 

Colocar as dicas acima em uso deve evitar que você fique muito dolorido após um treino, mas se isso acontecer, você também terá algumas opções para se sentir melhor.

Dores musculares pós treino como aliviar


Dores musculares pós treino como aliviar

Antes de sair levantando peso, prepare seu corpo para o esforço que virá. E nem precisa nada muito elaborado: uma caminhada ou pedalada de 10 minutos, sem muita intensidade, já vai diminuir consideravelmente a chance de você sofrer depois do treino.

Não existem evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a dor muscular pós-treino. “Porém na prática, os alongamentos estáticos podem ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores musculares.

Devemos respeitar todo processo de adaptação e, consequentemente, aos poucos aumentar as cargas e a intensidade do treino. Existem inúmeros casos de pessoas que desistiram da academia por não terem informação suficiente e não suportar as dores. Quando o treino é bem orientado, as dores são normais e nada impedem no dia-a-dia.

Pode parecer uma boa ideia tomar um anti-inflamatório para acabar com a dor, mas resista a tentação. Primeiro, é preciso compreender o sistema de "cicatrização" do organismo depois dos exercícios.

Quando você treina, pode forçar a musculatura ao máximo, causando micro lesões das fibras musculares.

Como a atividade física melhora a circulação sanguínea na região trabalhada, os músculos recebem os nutrientes necessários e estes pequenos machucados se reparam, formando novas fibras e aumentando o músculo, segundo Fabiano Cunha, ortopedista especializado em medicina do esporte do hospital Santa Paula, em São Paulo.

Mas se você tomar anti-inflamatórios após os exercícios, você interro...
 - Veja mais sobre isso aqui.

"A dor é um fator protetor, se alguma parte do seu corpo dói é um alerta para proteger a região e não forçar mais para não machucar. É importante respeitar o sinal e não ocultá-lo", diz Ricardo Eid, especialista em medicina do esporte e exercício do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Como aliviar dor muscular


como aliviar a dor muscular

Para muitos, a dor muscular é o “pão de cada dia”. A vida sedentária, permanecer em frente ao computador por mais de 8 horas seguidas, não fazer exercício e dormir mal são apenas algumas das causas destes incômodos que, em muitos casos, nos impedem inclusive de cumprir com nossas atividades.


Conselhos para eliminar a dor muscular

Seja por ter feito muito exercício ou por não mover muito o corpo, você pode colocar em prática os seguintes conselhos para eliminar a tão conhecida e insuportável dor muscular:

Aplique gelo

O gelo permite reduzir a inflamação nos músculos quando eles estão doloridos. No entanto, para que esta técnica surta efeito, deve ser aplicada imediatamente (quando começarem as dores).

Não serve de nada colocar gelo na área afetada dois dias mais tarde.
Para evitar queimar a pele, envolva os cubinhos de gelo em um pano ou bolsa plástica e mantenha entre 10 e 14 minutos sobre a pele.
Outra opção é tomar um banho de água fria.

Se gostou deste artigo compartilhe com alguém que precisa ou na sua rede social favorita pelo botão compartilhar abaixo.
Além de ajudar quem precisar, também vai ajudar a manter este site no ar.
Copyright © Saúde e Bem Estar | Política de Privacidade | Termos de uso